Às vezes acontecem coisas na sua vida e você se vê obrigado a resolver sozinho da melhor forma possível. Deve errar o mínimo possível para que não se veja em má situação, ou para evitar constrangimentos. Aqui vão situações e como se safar delas.
Situação 1) Você tem um dinheiro da moeda do seu país no bolso e precisa de, ao menos, dez para se manter minimamente. Não consegue sacar, não consegue adiantamentos nem acha seus amigos mais próximos.
O que fazer) Conte o caso a pessoas do seu círculo de amizade, mesmo que não os mais próximos. Ria da sua situação - até porque não há nada melhor para fazer - e finja que conta só para fazer uma graça do seu estado de pindaíba. Dê a entender que o que você precisaria no momento seria encontrar aquela alma caridosa que emprestaria os tão sonhados dez dinheiros para que você possa andar de ônibus e comer no dia seguinte. Se alguém oferecer, faça uma primeira cara de "que isso, nem precisa", mas não recuse demais para não perder a chance de se salvar de uma boa (péssima, mas enfim). Pronto, eis aí seus dez dinheiros;ç
Situação 2) Você precisa saber a que horas vai trabalhar no dia seguinte, já que seu horário é móvel. Seu chefe é meio irritante e você não compreende perfeitamente sua língua. Você precisa mudar seu horário para que não falte mais aulas nem perca sua vida diurna.
O que fazer) Peça para alguém mais antigo que você no trabalho faça seu horário e explique porque. Como ninguém vai querer se responsabilizar, ligará para o chefe e dirá que você precisa falar sobre o horário. Meio caminho andado para conseguir. Se ele oferecer folga no dia seguinte, aceite. Depois será exigido em dobro de qualquer jeito, pelo menos é um descanso. Merecido;
Situação 3) Você joga pela primeira vez com sua equipe (da faculdade, colégio, trabalho ou o que for), já valendo pelo campeonato da instituição correspondente. Entra como titular sem jogar desde CATOUZE anos, em um esporte que não é o favorito do seu país. Handebol, por exemplo. Faz uns seis gols, dá passe para ourtos três e, na saída do vestiário é aplaudido pelos outros.
O que fazer) Nada, já que será uma situação completamente inesperada. Mas seja simpático com todos e garanta - inclusive para você mesmo - que jogará tão bem quanto no próximo jogo.
Situação 4) Seu corpo dói, você está absurdamente cansado, com sono e tem trabalho para fazer. Ainda assim tem que trabalhar.
O que fazer) Vá, se você depende do dinheiro. Do contrário, pode ser despedido.
Situação 5) Alguém fala com você. A língua é a mesma, mas ao mesmo tempo é tão diferente quanto um chinês e um alemão conversando em dialetos do interior de seus respectivos países. Você precisa compreender aquilo, é importante para o momento.
O que fazer) Não se desespere. Peça para repetir uma vez. Se não entender, peça uma segunda. se não entender, peça uma terceira. se não entender, finja que entendeu tudo, fale um "tá" na língua correspondente e vá embora, já que não sabe se a pessoa espera uma resposta mais elaborada ou trocar idéias. Na necessidade, mude radicalmente de assunto, mesmo sem saber qual era o anterior.
E este foi um serviço de utilidade pública da Ponte Elétrica. Qualquer semelhança é mera obviedade.
terça-feira, 29 de novembro de 2005
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário