quinta-feira, 19 de maio de 2005

Xexéo quem disse

"Há muito de preconceito no protesto de Lygia Bojunga Nunes contra a lonjura do Riocentro, nestes tempos de Bienal do Livro. “O Riocentro é inadequado”, disse ela em fórum de debates na Bienal. “É longe, caro, um recanto privilegiado que não aproxima o livro do público, só afasta.”

Talvez seja caro mesmo: R$ 10 não é pouca coisa para quem quer levar toda a família para a festa. Mesmo assim, é mais barato que um ingresso de cinema. Agora, longe? Longe de onde, cara pálida? Talvez o Riocentro seja longe de Santa Teresa, aprazível bairro onde mora a escritora. Mas é perto de Jacarepaguá, Curicica, Madureira, Vargem Pequena, Recreio dos Bandeirantes e, com boa vontade, de Santa Cruz, Campo Grande, Guaratiba... Bem, destes últimos bairros, pelo menos, o Riocentro fica mais perto do que a Letras & Expressões. Na verdade, o Riocentro só é longe da Zona Sul, região que tem livraria à beça. E perto de muitos bairros que não abrigam uma livraria sequer. Elitista? O que afasta mais o público do livro: o preço (um livro de Lygia Bojunga de 140 páginas custa R$ 20) ou a lonjura do Riocentro?"

Tá na coluna de hoje do jornal _____________ (sei que vocês sabem qual é, mas nada de jabá). Diz que eu tô errado!

Mexicanos...
Sempre converso isso com o meu irmão, mas agora a coisa está tomando
grandes proporções. Los Angeles ganhou um prefeito hispânico, o primeiro em mais de cem anos. Pra mim ele é mexicano, mas um dos 22.374.427 que têm tomado lugar no planeta.

Tem mexicano em todas as bandas de música, em TV, cinema e onde mais você olhar. Esse negócio de que eles entram lá pra lavar prato é balela (?), isso é só pra disfarçar. Vai chegar o dia em que eles serão eleitos presidentes de outros países, terão multinacionais até na China e construirão clones para povoar o espaço antes dos EUA. Vão dominar o mundo.

E não importa de onde vêm, do Uruguai ao México são todos mexicanos. Mesmo quem sai de Cuba. Escritoras de novelas onde protagonistas bonitinhas e sem expressão tentam a sorte em outros lugares deveriam aprender com eles.

Nenhum comentário: