sábado, 14 de maio de 2011

Morando sozinho e o que mais vier na cabeça agora

Voltar de viagem sozinho foi a senha. "Vai lá, malandro, é a sua chance! Vai deixar passar?" Não! Por isso, assim que pude aluguei este belo apê, com o filho do Homem me vigiando e barquinhos a vela se espremendo entre prédios pra me saudar de manhã. Era tudo o que eu queria pra agora. Quer dizer, tudo, não. Porque no pacote "garoto-Zona-Sul-solteiro-no-Rio-de-Janeiro" veio muito mais que a parte legal. Por isso, antes de tomarem essa linda, maravilhosa e apoteótica decisão, não lembrem-se:

- contas chegam todo mês, querendo ou não. E você nunca quer, mas elas vêm assim mesmo e ai de quem esquecer de perguntar ao porteiro se tem carta ou deixar passar um dia do vencimento;

- a sujeira aparece independente de qualquer coisa, e não vai embora sozinha. Sério, estou no oitavo andar e posso passar a vassoura todo dia que sempre tem poeira. Mas não passo, em protesto a essa persistência (mas relaxem, limpo a casa toda semana). Com a louça é a mesma coisa, e fica a dica: usem só o necessário na hora de comer, isso vai fazer toda a diferença pra sua sanidade em no máximo um mês;

- não importa sua cidade, condição financeira ou ascendente no zodíaco, algum serviço vai cagar a sua vida. No meu caso, como aconteceu com várias pessoas que conheço, a responsável pela dor de cabeça é a CEG. Marcaram e não apareceram, não acharam minha rua no cadastro (!), o telefone de atendimento não aceita ligação de celular - e não tenho fixo em casa. Com essa chuva e um prenúncio de frio, ficar sem água quente não podia ser mais (in)conveniente. Maldita companhia de gás natural!;

- solteiro sempre, sozinho nunca. A música pode até fazer sentido, mas tem dias que você quer estar sozinho. E, por uma infeliz coincidência ou ironia do destino (fico com a segunda opção, trocando "ironia" por "cretinice"), costuma ser quando você sente falta de alguém. Ou seja, escolhe estar sozinho porque gosta e fica desgostoso por estar sozinho. Não faz o menor sentido, mas é assim que funciona;

- certas coisas não precisam de explicação. Acabei de descobrir que minha cama parece ter afundado em um ponto (em menos de um mês), mas não importa o porquê. Depois de uma vida morando no mesmo lugar você ainda esquece que a torneira jorra água como uma cachoeira, abre todo o grifo e transforma sua cozinha ou banheiro numa Jacuzzi, mas não importa o porquê. Etc;

Não quero desanimar ninguém, continuo incentivando quem quer dar esse pequeno passo pra humanidade mas um grande passo pro homem - ou mulher. Mas vale pensar se você aguenta o lado feio da história. Ou então caga pra isso e experimenta, só pra ver no que vai dar.

***
Tem livros que te prendem de graça (principalmente se você pegar emprestado ou achar na rua). No meu caso atual não foi grátis - ainda que tenha pago baratinho, em libras - mas o resultado foi o mesmo. D-day as they saw it são histórias de quem viveu o desembarque na Normandia na Segunda Guerra, de dentro ou de perto. É tão interessante que sonhei com isso no dia em que li a introdução. Foi meu lado pacifista dando uma trégua, pelo visto.

***
Sexta-feira, preguiça e chuva, definitivamente, não combinam. Espero não entrar naquela história do "ficar sozinho" lá de cima. Até porque, amanhã preciso estar com o humor malando. Acho que vou ver uns vídeos do mestre pra relaxar.

***
Há muito tempo não cito ninguém na Ponte, então vamos lá: meu querido germà català Alberto fez aniversário dia 12 e só conseguimos conversar por e-mail no dia seguinte, mas um cara como ele merece um registro aqui (mesmo que não esteja lendo). Um pouco antes vieram Filipa, minha prrrrtuguêsa, e Pepê. Além deles, agora também acompanho o Amor..., de uma baianinha arretada que fala "oxe" arrastado, Íse. Fica a dica.

Nada como terminar um texto no melhor estilo "beijo pra minha mãe, pro meu pai e especialmente pra você" da Xuxa pra provar que continuo disperso na hora de escrever. Mas as homenagens eram válidas.

***
Não consegui acabar daquele jeito, e resolvi estender só mais um pouquinho. Como prêmio pela paciência, "bom aproveite".

Nenhum comentário: