terça-feira, 17 de janeiro de 2006

Postagem em três partes

1)Quero começar esta postagem elogiando um grande amigo. Vitao, quando saiu de Paraíba do Sul para Niterói, era apenas um garoto buscando novas experiências - inclusive a de se formar em uma universidade de respeito - e aprendizado. Rapaz tranquilo, com clara vocaçao para a boemia e as mulheres (nao necessariamente nesta ordem), VítuMátu se adaptou rapidamente ao local.

Mas isso nao parecia ser o suficiente, e assim se lançou em vôos ainda mais altos. Saiu de uma terra onde há calor e todos falam português para o frio, com outra língua e pessoas mais fechadas. Sozinho.

E agora, lendo seus excelentes textos (linkados aí abaixo como "viagens na maionese"), vejo como o rapaz-projeto de poeta está se transformando, como sua cabeça está mudando e como está aprendendo. Grandes passos para se tornar uma pessoa melhor e ajudar nosso país, que precisa tanto de pessoas mais conscientes de nossos problemas e preocupados em encontrar soluçoes de verdade, duradouras e boas para todos. Fora sua alma de poeta que fala cada vez mais alto e melhor.

Parabéns, Vitao. Fico muito feliz por você.

2)Lovelock, cientista renomado e autor da "teoria de Gaia" - que diz que a Terra é um organismo vivo que se autoregulamenta para manter o equilíbrio do planeta - fez uma previsao "um pouco" assustadora para nós: a de que, até o final do século, bilhoes de seres humanos morrerao devido à mudanças climáticas absurdas, que só os que vivem no Ártico poderao sobreviver graças ao clima mais "ameno" e que isso é irreversível.

Metade de mim pensa que isso é mal, porque ele nao é um maluco qualquer e sabe das coisas, é respeitado no mundo científico e resolveu assumir uma posiçao arriscada para ele, o que imagino que nao seja à toa. Mesmo sabendo que, caso isso nao ocorresse, ele já estaria morto e nao se importaria muito. Já minha outra metade pensa que ele ficou impressionado demais com "O dia depois de amanha", tem o DVD, assistiu aos extras, participou como figurante e está deveras impressionado com os efeitos especias, sem saber que isso é muito fácil graças ao advento do computador.

Sinceramente, espero que minha segunda metade esteja certa.

3)Agora quero falar com mais calma do Alan. Que ele é inteligente, isso eu já sabia. Imagino que vocês também. Sabia que ele passaria para a UFRJ, porque fez por onde e merece. E sei, inclusive, que pode chegar mais longe se quiser. E ele quer. O que me faz lembrar que estaremos um pouco mais distantes (fisicamente) por uns tempos.

Mas cada vez mais, e esta distância entre nós dois só confirmou isso, vejo como ele nao é apenas um cara inteligente, ou sangue do meu sangue. É meu amigo. Na verdade, meu melhor amigo, por todos os motivos. Parentesco, tempo de convivência, amizade em si e um monte de coisas mais que nao saberia dizer agora.

(e nada de ciúme por parte de todos os meus amigos, os que lêem aqui e os que possam vir a ler um dia. Nao existe motivo para isso. Irmaos que a gente escolhe por vontade própria e afinidade sao importantes demais, nao? E vocês sabem que sao importantes demais para mim.)

Alan virou motivo permanente de orgulho. Quando digo que quero um filho como ele, nao é exagero nem mentira, até porque nao precisaria ficar dizendo isso. Eu e Carol vamos ter que acertar a mao três vezes, para que todos sejam assim... Mas fora de brincadeira e sem comparaçoes futuras, é muito bom ver que veio para a minha família alguém com quem estou feliz em estar junto, sempre. Espero que possa ser sempre assim.

Ao meu grande amigo e irmao (em todos os sentidos), parabéns por mais um sucesso, o primeiro de muitos. Que sempre faça por merecer, porque é assim que se consegue as coisas.

Nenhum comentário: