terça-feira, 31 de janeiro de 2006

Quase, quase...

Amanha parto de Madrid rumo a terras mais longínquas. Barcelona, no caso. E já com gente olhando por mim na cidade, o que é um alento para quem tem se sentido meio só.

Esse é o "problema" de se fazer amigos. Você se vai, ou eles, e quem fica separado se sente sozinho. Caminho pelas ruas de Madrid pensando na vida, na minha e dos outros, nas vidas passadas e futuras, vejo muita coisa que precisava ver e várias que nao gostaria que existissem, porque você precisa ver mas te fazem mal. Pelo menos, graças a uma ligaçao de T-Bound - o belga - ontem me fez recobrar o ânimo, e outra da minha grande família hoje confirmou que isso é semi-passado.

Mihna disposiçao turistitesca foi recompensada, ou ao menos parece que vai ser. Papai do Céu mandou o frio para longe e agora já está fazendo 11º!!! Muy caliente, Madrid. Fui obrigado até a sacar uma foto do céu, coisa que vocês só vao verem quando eu chegar porque em cafés nao tenho a facilidade de plugar minha querida Cybershot. Aliás, nao só eles colocaram Luis Miguel ou coisa parecida como o CD está arranhado. Parece tortura remixada.

Bom, oficialmente Alan passou para a UFRJ e UERJ. Merece um prêmio, mas a nível do meu bolso. Que está a nível do mar, entrando em ebuliçao a apenas 2º Celsius. É que o dinheiro tem uma composiçao química deveras diferente. Assim, comprei umas coisinhas bobas que nao vou dizer. Mas digo outras, posto que Europa é o paraíso para quem quer ter acesso à cultura. 0,000037% da populaçao brasileira. vejam só:

- Época de ouro da propaganda estadounidense, da Taschen;
- Road to Perdition, em inglês e em quadrinhos;
- As cartas de Colombo aos reis, contando TUDO sobre o descobrimento (???) da América. Versao "Caras" da História, mas dane-se;
- Os três DVDs "Great Directors"!!! Chris Cunnighan, Michel Gondry e Tiririca (esqueci o 3º)!!! Babem, vou cobrar para assistirem!!!

Claro que estes nao sao seus rpesentes, mas por uma módica quantia posso emprestá-los a ele.
***
Dizer que vi "Guernica", do Picasso, deveria falar por si só. Mas sou redator e quero escrever.

"Guernica" foi pintado por Pablo Picasso para ilustrar os horrores da Guerra Civil Espanhola. Ele só concretizou sua obra-prima após muitos estudos de composiçao - que estao expostos lá, inclusive - mas nao permitiu que ficasse no país até que a democracia fosse reestabelecida. Nobre de sua parte, e ajudou a divulgar o que se passou aqui. Convenhamos, pouco provavelmente "Guernica" receberia a mesma atençao se estivesse desde o início em algum museu espanhol.

Ele é a prova viva (morta) de que a guerra nunca vale a pena. É chocante, prende sua atençao pela força da composiçao, pelas cores, pelas expressoes de horror estampadas nos rostos de cada personagem - basicamente inocentes. É triste e desesperador pensar em alguma coisa assim, pensar que faz pouco tempo, que aconteceu do nosso lado. E que, assim como este conflito, existem inúmeros outros nao retratados ou que nao receberam a devida atençao.

Confesso que já pensei se a luta armada nao seria a soluçao, já que geraçoes vêm e vao e sao incapazes de passar perto de alterar significativamente alguma coisa. Mas meu lado Che foi humilhado depois de ver esta obra de arte. É assustador o que pode fazer o ser humano...

Para completar minha mudança de pensamento, hoje passei quase toda a manha no Museo Arqueologico de Madrid e vi a evoluçao (com grandes e importantíssimos exemplos) do homem. Triste quando começa a parte da separaçao por grupos, o início dos conflitos, muros, cercas e tudo o que culmina com a situaçao caótica que vivemos hoje. Fico me perguntando onde foi que o ser humano se perdeu...
***
Minha mudança de pensamentos nao me fez esquecer meus amigos. Só ontem tive coragem de ler toda a bandeira, o verso da foto dos "primeiros guerreiros" e tudo o mais.

Sem comentários.

Nenhum comentário: