sexta-feira, 16 de junho de 2006

Copa sulamericana

A Copa caminha sem surpresas. Sulamericanos vencendo, europeus jogando feio e asiáticos, africanos e centroamericanos fazendo aquela figuração divertida e desnecessária. Brasil não jogou bem mas venceu tranquilo, Argentina jogou bem e venceu no aperto e Equador já está classificado para a segunda fase. Perigando mandar a Alemanha para a segunda colocação e forçando a eliminação de um "favorito", caso cruze com a Inglaterra nas oitavas.

Caso tenha alguém vendo o campeonato mais que eu - o que não é difícil -, deve concordar que a maioria dos jogos é difícil de gostar. Ver, sim, porque é raro. Aproveitar um bom futebol, aí é outra história. Quase um conto de fadas. Itália e República Tcheca foram as que passaram mais perto de apresentar alguma coisa decente. Se qualquer uma delas for campeã vai prestar um grande desserviço ao futebol, estilo Copa de 82.

Torço pelos pequenos, como Angola, Trinidad, Gana, Togo, Japão e afins. Mas convenhamos, é dose. É como torcer para um perneta marcar um gol de bicicleta.

Só pra fechar a parte futebol, vamos de Brasil. O Gordo não está ronaldo, está uma âncora. Se estivesse mais pesado era mais fácil rolar atrás da bola. Mais um pouco e vai chamar a redonda de filha. A zaga, com exceção do Juan, é uma baba. Desde 98 o cantor tenta entregar uma partida. Fez sua parte em 98 e 2002, com aquelas bicicletas ridículas. Agora, como parece não conseguir mais dar bicicletas, vai cagar o jogo com suas inversões de jogada. Já que é assim, melhor chutar contra o gol, porque provavelmente o Dida vai bater roupa e daí o atacante adversário empurra pra dentro. Aliás, um goleiro de 34 anos que ainda não aprendeu que bola que não se encaixa deve ser rebatida para o lado não tem salvação.

Um lateral que não acerta cruzamentos até hoje, aos 36 anos, e um cabeça-de-área que é ídolo na Itália parando 90% das jogadas com falta não merecem ser comentados. Na verdade, não serão comentados. Nem nome vou citar. E Lúcio... e Lúcio...

E Lúcio...

O inferno é pouco. Para ele e Parreira, que apóia tudo o que ele faz. Se o Brasil perder, vou colocar a culpa toda no Golias. Tomara que façam um vudu dele e ele perca até o plano de saúde que ganhou naquela propaganda ridícula de outdoor. E o celular. E vá para o inferno com Lúcio.
***
Isso merece ser comentado. O Zagallo é terrível. Chato demais, tirando onda por tudo o que a vida lhe deu por sorte. É inegável que tem estrela, mas isso não justifica se gabar por um monte de coisas das quais não teve méritos.

Mas chegou a dar pena ver sua caminhada lerda até o centro do gramado, com uma camisa na mão (13, provavelmente) e um sorriso assombroso, parecendo uma daquelas assombrações de filmes B, e tomar um não em outra língua do Prso, na hora de trocar a camisa. Daí ele ficou com aquela cara de "maldito croata tem treze letras!!!", procurando outro para quem daria sua amarelinha.

Deus tenha piedade dos velhos gagás.

Nenhum comentário: