quinta-feira, 24 de maio de 2007

Resumo (antecipado) da semana

Com tantas coisas a serem ditas - e minha cabeça pipocando idéias - resolvi fazer uma versão meio de semana do resumo. Mas fiquem tranquilos que sábado ou domingo chega outro.

Revoltem-se e divirtam-se.

1. He-man vai ganhar uma versão tela grande
A onda retrô está mais retrô do que nunca. A bola da vez é o Gugu bombado – nosso herói He-man. Ainda não existe ator escolhido para o papel, não existe data certa nem nada. Mas já estou em contagem regressiva.

E só para ficar registrado, recomendaria o Arnold Schwarzenegger. Primeiro por ser bombado, segundo por ter experiência em papéis do tipo (ou alguém não viu “Conan, o Bárbaro”?), terceiro por tirar o ex mister Universo da política.

E deixo aqui minha homenagem ao herói de tantas horas, salvador de minha infância e incentivador de bons costumes e do poder do bem contra o mal. Uma poesia única, relembrando a década de 80:

Eu tenho a força,
sou invencível.
Vamos, amigos,
unidos venceremos a semente do mal!

Nanana nanana nana nana na
Nanana nanana nana nana
He-man!

2. Invasão do MST em Tucuruí
Nem tudo são flores. Isso, no caso, é alfafa. Ou alguma coisa justifica o MST invadir a usina hidrelétrica de Tucuruí?

Antes que venham tentar justificar, não. Eles são sem-terra. Não sem-energia elétrica, sem-usina de energia ou sem-lago privado. Nada dá esse direito a eles. Aquilo é terra improdutiva, por um acaso? Eles vão conseguir assentamento lá? Vão drenar a água toda e demarcar uns mini-sítios, plantando feijão para subsistência?

Fora um imbecil qualquer que fingiu que apertaria os botões. Ele pode ter sido incentivado por outros, pela equipe de reportagem, não sei. Mas poderia ter negado, simplesmente. E se ele aperta mesmo? E se causa um acidente? É um completo idiota.

Não importa o que eles disseram. O Lula está mais do que certo em mandar o Exército e a Polícia Federal retomar o lugar. E se fosse ele, ainda mandava entrar descendo o cassetete em todo mundo e fazendo umas cem prisões. Eles não são militantes, são bandidos. E lugar de bandido, assassino, ladrão e arruaceiro, rico ou pobre, é na cadeia.

3. Papa falando de índios, o Lula do Vaticano
Cada um tem o Lula que merece. Não é gostar ou não dele, é a quantidade de besteiras que fala. Aquela coisa de “boca fechada não entra mosca”, sabe? Então. Se Pelé calado é um poeta, Lula calado é impossível. Tenho que admitir, infelizmente.

O fato é que o mundo cristão também tem seu Lula. Por uma ironia do destino, é o representante maior dos católicos, o nazista. Ou Papa, nesse caso dá no mesmo. A santidade está se tornando especialista em cometer gafes. Modo Bush ativo.

Dessa vez foi falar da catequização dos índios. No Brasil, ele teve a audácia de dizer que a cultura cristã não foi imposta nem causou danos aos nativos.

Concordo com ele. Afinal, que mal causaria invadir uma terra, habitada por pessoas diferentes de você, e fazer com que acreditem – dando espelhos ou chicotadas de presente – que Deus existe e é o deus branco que veio do outro lado do mar?

Que mal faria obrigar pessoas a deixarem suas crenças de lado (ao menos da boca para fora) por algo que nem entendem?

Onde está o erro em matar, estuprar, roubar, escravizar, explorar e humilhar alguém diferente de você?

O mundo é dos iguais. É de quem manda, e ai de você se não entender isso. Vendo tudo isso, fica fácil perceber que os nativos não foram explorados ou sofreram com a chegada dos europeus. Ou não?

Não. E não custava nada o Hitler de batina admitir isso, ou pelo menos fingir que admitia. Nem esperava um pedido de desculpas, porque isso não traz reparações aos 507 anos de sofrimento dos povos indígenas. Do Brasil, da América do Sul, Central e de qualquer outro lugar do mundo. Mas esperava um pouco mais de sensibilidade de quem propaga a fé cristã.

Depois a Igreja perde fieis e fica choramingando, ou perde a cabeça e cria indivíduos como o pop-da-cruz Marcelo Rossi. Se é pra fazer diferente, sou mais o Zeca Baleiro.

4. Cuidado pra não se mijarem com Mãe Dinah e ET
Olha ela!
E olha ele!!!

Inacreditável.

Nenhum comentário: