terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

Viagens - parte 1

Agora com um pouco mais de calma, a viagem. Saida de Sevilla dia 25 de janeiro rumo a Madrid:

Madrid e uma cidade enorme. Capital da Espanha, nao por acaso tem 11 (isso, onze) linhas de metro, os onibus vao de dezenas a centenas nos numeros, Guernica esta ali no caminho da arte - icone maior de uma rota que inclui Van Gogh, Monet e Velasquez, que eu por sinal nao gosto (opiniao pessoal, mas dane-se porque a Ponte e monopolio). Gente de tudo quanto e canto e um castellano perfeito, onde se da gosto de ver o espanhol sendo expressado em toda a sua beleza.

Uma semana la foi de bom tamanho. Um diazinho em Toledo, a cidade mais charmosa da regiao (ao que me parece) e uma familia que fez eu me sentir em casa. Nao so ganhei dois amigos - Bruno e Mariester - como veio uma sobrinha junto, Mariana, a crianca mais tranquila e fofa* que ja vi na vida.

Caminhar pelas suas ruas e como uma aula de historia. Inclusive pelos nomes historicos que as nomeiam, e por haver uma estatua de Cristovao Colombo em cada esquina. Fora o monumento a ele e o descobrimento, cujas fotos serao posteriormente postadas. Me meti em vielas, me perdi e me achei um monte de vezes, fiz boa parte da cidade a pe. A ponto de ver no mapa que cruzei toda sua extensao caminhando, o que um feito consideravel. Curti ao maximo ate minha segunda parada e final de fase de descobrimento espanhol - Barcelona.

Barcelona e apaixonante, a ponto de, pela primeira vez na minha vida, ter pensado em comprar uma casa em outro lugar para passar parte das minhas ferias, Sitges (fotos a posteriori tambem). Vida animada de dia, animada de noite e cidade cruzada a pe, repetindo a facanha de Madrid. Minha primeira noite foi no Camp Nou, vendo o Barcelona ganhar e ser eliminado da Copa do Rei, Ronaldinho sendo injustamente expulso e a torcida xingando o arbitro deste momento ate o energumeno descer para o vestiario no final da partida. Isso tudo gratis e com o pai do Alberto, que merece um paragrafo so para ele.

Alberto e um grande amigo que fiz em Barcelona, e talentoso futuro arquiteto. Resolveu dar o ar da sua graca com seus dons me desenhando um mapa de pontos interessantes na cidade, que foi praticamente seguido a risca e que me serviu maravilhosamente bem para conhecer de tudo. Ainda por cima me colocou com sua carteira de socio do Barca e seu pai para ver a pelea. E esta indo para o Brasil em agosto, se tudo correr bem - e espero que corra -, dando a chance de um intercambio cultural entre amigos acontecer dos dois lados do oceano.

La vi Museu Picasso, Sagrada Familia (por mim seria maravilha do mundo), obras de Gaudi, Dali, bairro gotico com pessoas ate excessivamente estranhas, praia com gente de casaco, la Rambla e um homem estatua que era tao real que, numa tarde, cheguei a uns 2 metros dele pensando em me encostar para ver o que ia fazer depois. Nem percebi que era um ser humano.

Barcelona e uma cidade que nao para, e resolvi acompanhar o seu ritmo. Sai de manha, a tarde e a noite, conheci de tudo e fiz amizades no albergue. Sim, amizades. Com dois chilenos, um mexicano (que vai reaparecer por aqui, mas as coisas sao em ordem cronologica, ta?), quatro italianos saidos de um filme de comedia ou de um circo itinerante, uma menina da UFF/IACS/Jornalismo/nossa veterana, Mariana, que por sinal disse que se lembra de mim e Carol, conhece o Leo (que ta em Portugal, e esteve com ele) e e gente finissima e - pasmem - um argentino! Gente finissima tambem.

No dia de ir embora fui a Sitges, onde vi um dos lugares mais bonitos ate agora. Meu almoco, reles sanduiches e uma Coca, foi elevado ao posto de refeicao do mes. Tudo pelo meu "restaurante", que voces vao ver depois.

O que acontece e que la e uma cidade cara. Assim, me controlei bastante, o que foi bastante para meu proximo destino, Paris. Onde tirei a foto da postagem abaixo, apesar da incredulidade do Alan. E, so para fechar a primeira parte do meu "bloco de viagens", nem precisaria dizer que me atrasei e quase perdi o onibus que dava inicio ao meu giro pela Europa. Que comeco a descrever no proximo texto.

*foi mal pelo fofa, mas nao achei outra palavra.

Nenhum comentário: