segunda-feira, 30 de maio de 2005

Estudo antropológico em parte de uma bairro carioca

Nome bonito pra dizer que vou analisar meu "programão" de sábado à noite, né? No dia 28 de maio fui à boate Resumo 51, no RioShopping, na Freguesia, minibairro do bairro que eu também moro, Jacarepaguá. Muitas coisas que preciso compartilhar.

O lado bom, talvez o único de tudo, foi ver meus grandes amigos Allazinho, Pedrão e Kobylko. Desde sei lá quando não encontrava um, muito menos os três de uma vez. As conversas, as piadas e outras coisas doidas pagaram, porque...

Ambiente
Poderia "resumir a Resumo" em uma palavra, mas seria feio. O RioShopping é um projeto malfeito que tende a virar um grande escritório de advocacia ou um campus avançado da Estácio. A maior loja é LuzesShop, uma espécie de Lojas Americanas D. Tinha até (não sei se ainda existe) uma loja de produtos piratas e contrabandeados, a Gold Home. Um lugar assim não pode ser levado a sério, né?

Daí veio algum esperto com um mínimo de grana e, percebendo que o point mais baladado era o cachorro quente da tia, que por sinal fica em frente ao shopping, comprou 30% da área e fez uma boate. A intenção não foi das piores.

Pessoas
O ambiente até poderia ter salvação, afinal o responsável misturou tudo lá dentro. Mesas de sinuca, bufete, bares, mesas e mais mesas, duas pistas de dança... Mas isso chamou a atenção de toda a playboyzada do local. Aí não dá.

Playboy tende a ser chato. Marrento, pé-no-saco, intragável. Ter dinheiro faz com que pense que tudo se justifica, isso quando consegue pensar. Mas playboy sem dinheiro não rola. Nada justifica suas ações. Até porque, não é porque seu pai é fiscal corrupto de algum órgão B ou é subsubsubgerente de uma lanchonete na CDD que vai conseguir livrá-lo de tudo. Na verdade, torço pra que ele não se livre de nada.

Antes de entrar já tinha pingo de gente arrumando confusão. Forçando a barra pra subir e passar a frente dos outros. Mas eles se esqueceram que meia dúzia de moleques de 16 anos e duas meninas não vão fazer frente a nem um segurança, quanto mais quatro. Depois ficaram reclamando. Achei que um deles ia chorar e ligar pra mãe pra ela ir lá buscá-lo.

Nem preciso dizer que sempre tem gente pra furar fila, então ignoro isso. Lá dentro, pretendentes a professores de lambaeróbica e dançarinos de grupos falidos de axé disputavam espaço a tapas e bundadas. Meninas que eram tão fáceis que eu acho que seria mais difícil bater em defunto gordo. Até indiquei um alvo pro Allanzinho, mas como num espaço de tempo de vinte minutos, mais ou menos, ela já tinha pego um e trocado de par, ele deixou quieto. Não concordo nem discordo, muito pelo contrário.

Um dos casais mais feios que já vi na minha vida tava se pegando do meu lado. O gordo tava mordendo o beiço da gorda, e mais um pouco aquela carne rosada do lábio inferior ia dar uma chicotada nele que ia acabar machucando. Uma cena terrível.

Um "garoto" tava descendo até o chão do meu lado, depois. Mas o chão dele era mais baixo, porque ele desceu demais. E como já era pequeno, fiquei com medo de não enxergar e pisar na cebaça dele. Fui obrigado a ficar parado.

Pra completar, encontrei uma menina que estuda com meu irmão. Se for parar pra pensar que ele está no terceiro ano, fico deprimido. Prefiro ignorar...

Músicas
Chiclete era até bom lá dentro. Preciso dizer mais?

Porém, preciso fazer menção honrosa ao dj que tocou "mandou me chamar, é?/mandou me chamar, é?/Mandei, mandei mandei, sim. Mandei, sim. Mandei, sim" e "Demorôôôôôôôôôôôô". Minha quinta série voltou à tona. Bem legal. Ah, e fui embora depois de "Is this love", do Bob. Lindo, isso.

Preço
Gastei 20 moedas coloridas lá dentro. Pra onde é, 10 tava bom até demais...

Conclusão
Evitem sair por Jacarepaguá. A não ser que esteja com seus amigos e consiga relevar adversidades. Muitas adversidades, e terríveis.
***
Dormi dois dias às 5 da madrugada. Mas compensou. Trabalhei e oscambau, mas dindin extra é gostueso demás.

Fiz compras grandes e levei pra Nikity, vi Yoda de novo - dessa vez com meu irmão - e discuti. Nada como estar em família...

Nenhum comentário: