terça-feira, 18 de outubro de 2005

Tempo, propagandas e etcéteras

Quando cheguei e buscava apartamento, andando umas dez horas por dia, fazia calor de deixar carioca com inveja. Era coisa de chegar 21h batendo 33º nos termôetros daqui. Agora, um mês depois, está fazendo 18º às 12h. Uma diferença considerável. Principalmente se vocês pararem para pensar que tinha um forte objetivo de nadar aqui.
***
Ainda assim, arrependo-me amargamente, cada dia da minha estada aqui, de ter trazido mil e quatro casacos. Podem ter certeza de que metade deles vai ficar aqui, aquecendo os marroquinos sem-teto.
***
Por falar em sem-teto, ontem vi uma coisa que me doeu demais. Se faz 18º às 12h, imaginem às 19h, certo? Pois foi mais ou menos a essa hora que vi um senhor magro, muito magro, sentado largado na calçada, sem acmisa, pedindo esmolas. Isso em frente a um dos pontos turísticos mais bonitos adqui, a Catedral da Giralda (que vocês devem ter visto a foto mais lá embaixo).

A quantidade de turistas que passam ali é enorme, mas uma pessoa pobre passando fome não está na rota explorada pelo Governo da Andalucía para a gringada, né? E assim ele passava em branco entre alemães, italianos, ingleses e o que mais estava por ali. E eu, da janela no ônibus, assistindo a tudo com pena.

Pena é feio, mas mais feio é ignorar um problema assim. E depois vão dizer que esse negócio de fome e desabrigado é coisa de terceiro mundo...
***
Aliás, "terceiro mundo" era a expressão que estavam usando para falar sobre os salários de uma galera daqui da província. Ontem à tarde estava rolando um protesto perto da Giralda também, em frente a alguma coisa do governo. A galera estava com faixas, bandeiras, uma gorda pulava na frente de todos tentando chamar a atenção e arrumar um marido, essas coisas.

O negócio é que eles berravam, cornetavam e riam, como se fosse a coisa mais legal do mundo de se fazer em uma segunda à tarde. Barulho chato mais gente imbecil é igual ao meu ódio profundo e eterno.
***
Outra coisa que vocês já devem saber, mas quero dizer assim mesmo. Aqui na Europa, propaganda de cigarro é liberada. Então, está rolando naqueles cartazes de paradas de ônibus uma promoção da Malboro, se não me engano, onde você participa de um joguinho e pode ganhar uma Ducatti por dia. Vejam bem, uma DUCATTI por dia.

Não sei se isso só vale por uma semana, mas não é nada mal. O lance é o cigarro. Não sei se vale mais amaldiçoar os desgraçados que inventaram uma promoção onde você ganha uma moto que é um sonho de consumo ou o cigarro, que é uma bosta.

Fico com os dois.
***
E para cada propaganda boa aqui, rolam umas dez ruins. O pessoal parece ter preguiça até de ter boas idéias. Mas também, as boas são iradas. Destaque especial e com honras para a absoluta viagem que é a do Renaut Clio. "Restart" é o slogan da campanha. Se puderem, aconselho a procurar na Internet, é muito boa, bem feita e completamente psicopata.

Com a cultura liberal que a galera tem aqui, tô achando que o cara fumou um combinadão boladão de ervas e tóxicos (leia-se "tóchicux") antes de criar aquela coisa. Ou então ele não é espanhol.

Nenhum comentário: